Artigos sobre: Empréstimo

Dúvidas frequentes - Empréstimo

Preciso de empréstimo urgente. Qual a melhor opção para mim?




Quando a necessidade de ter dinheiro na conta é imediata, o rotativo do cartão e o cheque especial são as opções mais rápidas, porque são automáticas. No entanto, as taxas para essas modalidades podem ser muito altas (as mais altas do mercado!). Sendo assim, uma alternativa é o empréstimo online.
Existem diversas empresas de tecnologia que atuam no mercado financeiro - as chamadas Fintechs - e por meio delas é possível fazer um cadastro online e solicitar o empréstimo em menos de 24 horas. Após a aprovação, o dinheiro cai na sua conta geralmente dentro de 1 ou 2 dias úteis.

Acesse nosso Simulador de Empréstimo.


O que vale mais a pena: contratar um financiamento ou pegar um empréstimo para comprar uma casa ou um carro?




De maneira geral, as taxas do financiamento são mais baratas que as do empréstimo pessoal. Se você tiver um montante para dar de entrada, o recomendável é optar pelo financiamento.
No site do Educando seu Bolso temos um simulador de financiamento imobiliário e um de veículos. Você pode acessar pelos links.

Acesse nosso Simulador de Empréstimo


As taxas do Simulador de Empréstimo são as mesmas que eu irei encontrar no banco ou financeira?




O simulador se baseia em taxas médias. Portanto, é comum que exista diferença entre o valor do nosso Simulador e o valor fornecido pela Instituição Financeira.
Esse valor final, do banco ou financeira, leva em conta fatores como: o risco de crédito, relacionamento com o banco e o perfil do cliente.


Acesse nosso Simulador de Empréstimo


Busco as taxas de empréstimo mais baratas. Qual é a melhor opção para mim?




Via de regra, se você é servidor público, pensionista do INSS, funcionário de uma empresa que possui um convênio com alguma instituição financeira, ou possui saldo em conta FGTS, a opção mais barata é o crédito consignado.
Se você não se enquadra em nenhuma dessas categorias, mas possui um imóvel ou veículo em seu nome, o refinanciamento pode ser uma boa opção. Geralmente as taxas são mais baratas que o empréstimo pessoal tradicional. Outra alternativa, para quem busca taxas mais baratas que o empréstimo tradicional mas não tem um bem para deixar em garantia, é o PEER-TO-PEER.
Por fim, dentro do empréstimo pessoal tradicional, também é possível encontrar empresas que ofereçam taxas melhores do que outras. Mas tudo isso depende do perfil do cliente, do seu score de crédito e do relacionamento com a instituição.
Vale lembrar que há também opções para quem está negativado. No entanto, as opções de empresas que oferecem esse tipo de empréstimo são reduzidas e as taxas tendem a ser mais altas. Saiba mais sobre esse tipo de crédito acessando o podcast.
Ainda, o nosso simulador tem por objetivo elencar as melhores opções para cada caso, ordenando as empresas da taxa mais barata para a mais cara.


Acesse nosso Simulador de Empréstimo


O que é PEER-TO-PEER?




O peer-to-peer é uma modalidade de empréstimo entre pessoas ou entre pessoas e empresas. As fintechs que oferecem esse tipo de empréstimo, como Biva, Nexoos, Kavod e Tutu Digital, atuam como uma ponte entre investidores e tomadores de crédito, sem a intermediação de um grande banco.
Assim, essas empresas pegam o dinheiro investido e realizam uma operação de crédito, oferecendo para pessoas ou empresas que buscam um empréstimo.
Nós explicamos com mais detalhes esse tipo de empréstimo em um de nossos artigos.

Acesse nosso Simulador de Empréstimo


Como funciona um empréstimo online?




Temos um post no Educando seu Bolso que responde detalhadamente a essa pergunta. Acesse aqui.

Acesse nosso Simulador de Empréstimo.


O que é CET?




A sigla CET significa Custo Efetivo Total. É esse valor que indica o custo real da dívida, levando em conta todos os encargos financeiros, como a taxa e o IOF.
Saiba mais em um dos artigos do Educando seu Bolso.

Acesse nosso Simulador de Empréstimo


Como são calculadas as taxas no Simulador de Empréstimo?




O Simulador de Empréstimo do Educando seu Bolso se baseia em taxas médias divulgadas pelo Banco Central. Você pode conferir a lista das taxas no link.
As taxas médias de algumas financeiras e fintechs, que não aparecem na lista fornecida pelo BACEN, são calculadas a partir dos dados fornecidos pelas próprias instituições.


Acesse nosso Simulador de Empréstimo


O Educando Seu Bolso faz empréstimo pessoal?




Para realizar um empréstimo, é preciso entrar em contato diretamente com a instituição de crédito desejada, seja banco ou financeira.
O Educando seu Bolso indica as principais soluções de empréstimo para o seu perfil. Além disso, produzimos conteúdos informativos sobre o tema, visando contribuir para que você tome a melhor decisão.
Porém, o próprio Educando não faz empréstimos.
Para descobrir qual a solução adequada para você, acesse nosso Simulador de Empréstimo.

Acesse nosso Simulador de Empréstimo.


Quem pode ter acesso ao crédito consignado? Como ele funciona?




Temos um post no Educando seu Bolso com todos os detalhes que você precisa saber sobre esse assunto. Basta acessar aqui.
Mas, de forma geral, essa linha de crédito é voltada para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS, funcionários de empresas privadas conveniadas a instituições financeiras. Recentemente, a Caixa Econômica Federal passou a conceder empréstimos consignados também para quem possui saldo em conta no FGTS.
Essa modalidade de crédito conta, em média, com as taxas mais baratas do mercado. Isso acontece porque o risco da operação é bastante reduzido para a instituição credora. As parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento do tomador do empréstimo. Assim, o risco de inadimplência é menor.

Acesse nosso Simulador de Empréstimo


Qual o melhor empréstimo?




Não há uma resposta pronta para essa pergunta. O melhor empréstimo é aquele que mais se adequa à sua situação financeira.
Todo empréstimo tem suas vantagens e desvantagens, seja de prazo, tempo de aprovação, valor das taxas ou sanções por inadimplência mais/menos severas. Então, para decidir qual a melhor opção de empréstimo, é preciso levar em conta fatores como: o objetivo do empréstimo; a urgência diante da necessidade do dinheiro; e a capacidade financeira para arcar com as parcelas.

Acesse nosso Simulador de Empréstimo


O que são “Modalidades de Crédito”?




Há várias formas de se obter crédito no mercado, como, por exemplo, por meio do cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado (INSS, público ou privado), refinanciamentos e o próprio empréstimo pessoal. Nesse sentido, “Modalidade de Crédito” é um nome genérico para englobar todas essas possibilidades.

Acesse nosso Simulador de Empréstimo.


O que é empréstimo com imóvel/veículo em garantia?




De forma geral, é o empréstimo por meio do qual você deixa um bem, seja um imóvel ou algum veículo, alienado como garantia de pagamento para o banco ou financeira. Portanto, para ter acesso a esse crédito, é preciso que você tenha um desses bens em seu nome. Vale ressaltar, ainda, que essa modalidade também é conhecida como refinanciamento.
Assim como o consignado, o empréstimo com garantia também apresenta taxas mais baixas em relação às outras modalidades. Ao deixar um bem como garantia, você assume parte do risco da operação. Isso porque, se você deixar de quitar as parcelas, o bem pode ser tomado.
O processo dessa linha de crédito costuma ser mais burocrático e demorado. Porém, quem busca esse tipo de crédito, em geral, o faz para reorganizar a vida financeira.
Então, não é um crédito tão rápido. Mas as taxas certamente serão menores que as de um crédito pessoal comum. Portanto, pode ser muito positivo se planejar para tomar esta linha de crédito ao invés de outras.


Acesse nosso Simulador de Empréstimo.


Como melhorar meu score de crédito?




Se estiver com o nome sujo, limpe-o o mais rápido possível. (Para saber se seu nome está sujo, acesse nossas instruções).
Procure manter suas informações sempre exatas e atualizadas. Informações cadastrais, como endereço, telefones e e-mail são importantes. Informações sobre trabalho e renda também são bem-vindas.
Não atrase o pagamento de contas, principalmente aquelas das próprias instituições financeiras. Atrasos em pagamentos e utilização de cheque especial e rotativo de cartão de crédito fazem sua nota baixar. Além disso – e principalmente –, elas custam caro e são um fator de risco para que você caia no endividamento e na inadimplência.

Acesse nosso Simulador de Empréstimo.


Quero trocar uma dívida cara por uma mais barata. Como faço?




A portabilidade é a transferência do empréstimo de uma instituição financeira para outra. Esse tipo de operação não envolve o pagamento de IOF nem tarifas administrativas.
É possível fazer isso mesmo se você estiver inadimplente.
Saiba tudo sobre esse processo em um dos artigos do Educando seu Bolso.

Acesse nosso Simulador de Empréstimo.


O que é refinanciamento?




Refinanciamento é um sinônimo para empréstimo com garantia de imóvel ou automóvel.
Saiba mais sobre essa modalidade de crédito aqui.

Acesse nosso Simulador de Empréstimo.


O que é empréstimo pessoal?




O empréstimo pessoal é a modalidade mais simples e abrangente das linhas de crédito. E também uma das mais comuns. Ele pode ser tomado por qualquer pessoa com mais de 18 anos e que tenha o CPF ativo.
No processo de contratação, é realizada uma análise de crédito para saber se o perfil do tomador será aprovado.
Normalmente, o crédito pessoal é rápido e pouco burocrático. Além disso, nessa modalidade, não é preciso deixar nenhum bem em garantia.
Para saber mais, acesse um de nossos artigos no blog do Educando seu Bolso.

Acesse nosso Simulador de Empréstimo.


Sou negativado. Posso pegar um empréstimo?




Sim, mesmo nesses casos é possível solicitar o crédito, ainda que seja mais difícil, uma vez que grande parte das instituições não concede. Porém, existem financeiras especializadas para esse perfil.
Além disso, as taxas são as mais caras do mercado. De fato, os juros, com frequência, ultrapassam 20% ao mês. Isto é, os CETs médios que apresentamos em alguns tópicos acima não valem para quem se encontra nessa situação.
Sendo assim, como as taxas são muito mais altas, tome muitíssimo cuidado com essa modalidade.

Acesse nosso Simulador de Empréstimo.


O Educando seu Bolso é uma financeira?




Financeiras são sociedades de crédito, financiamento e investimento, autorizadas pelo Banco Central para oferecem crédito.
O Educando seu Bolso, porém, não fornece crédito. Nós avaliamos bancos e financeiras do mercado e indicamos a opção mais recomendada para você e suas necessidades.
Para saber qual o melhor crédito para o seu perfil, acesse o Simulador de Empréstimo do Educando seu Bolso.

Acesse nosso Simulador de Empréstimo.


O que é portabilidade de crédito?




Portabilidade é a transferência de empréstimos e financiamentos (cartão de crédito, cheque especial, financiamento de veículo, crédito imobiliário, crédito pessoal e crédito consignado) de uma instituição financeira para outra, por iniciativa do cliente.
Pois, isso é feito visando economizar com pagamentos de juros. Nesse procedimento, não há cobrança de imposto, como o IOF, que incidiria sobre uma nova operação.
Basicamente, você identifica um banco que cobra taxas mais baixas do que as que você contratou no seu empréstimo original. Em outras palavras, é como se você contratasse um empréstimo a 5% de taxa e encontrasse um banco que cobra 4% por essa mesma operação.
Deseja saber mais? Temos um post no blog do Educando seu Bolso sobre esse assunto. Acesse aqui.

Acesse nosso Simulador de Empréstimo.


O que o Educando seu Bolso faz com as minhas informações cadastradas no simulador?




Suas informações cadastradas nos simuladores e formulários ficam armazenadas em uma base de dados. Elas são sigilosas e não são compartilhadas com nenhuma outra instituição. Utilizamos os dados para conhecer o perfil dos usuários do Educando seu Bolso e trabalhar em resultados mais personalizados para cada um.

Acesse nosso Simulador de Empréstimo.


Quais os documentos necessários para fazer um empréstimo?




Isso varia de acordo com a modalidade desejada. Por exemplo, no crédito pré-aprovado, que você solicita no banco em que possui uma conta, não é preciso nem mesmo apresentar documentos, se já tiver um limite liberado.
Para além disso, no crédito pessoal, em geral são solicitados RG, CPF, comprovantes de renda e de residência.
No caso de um empréstimo consignado, é preciso apresentar, também, um extrato do seu salário ou benefício do INSS.
A documentação para o empréstimo com garantia, por sua vez, é mais extensa. Isso porque é preciso que todos os documentos do veículo ou do imóvel estejam em dia. Além disso, é necessário ocorrer uma análise jurídica e avaliação do bem, o que consome um tempo um pouco maior.

Acesse nosso Simulador de Empréstimo.

Atualizado em: 16/12/2022

Este artigo foi útil?

Compartilhe seu feedback

Cancelar

Obrigado!