Artigos sobre: Contas Digitais

Dúvidas frequentes - Contas Digitais

Os bancos digitais oferecem talão de cheque?




Não. Em alguns, inclusive, não existe nem mesmo a função de depositar cheques de terceiros na sua conta. Em outros você pode depositar cheques na sua conta por meio de fotos.

Confira nosso Simulador de Contas Digitais para descobrir qual é a melhor opção para você!


Como depositar cheques em contas digitais?




Alguns bancos permitem o depósito de cheque por imagem. Você preenche os dados do cheque e depois tira uma foto da frente e do verso. A partir daí é só esperar o retorno sobre a compensação.
É importante lembrar que você deve guardar o cheque por algum tempo, mesmo depois da compensação. É válido conferir com a instituição que você está utilizando qual é esse tempo.

Confira nosso Simulador de Contas Digitais e encontre um banco digital que aceita depósitos em cheque!


Como abro uma conta num banco digital?




O processo de abertura da sua conta digital é todo online e você não precisa comparecer a nenhum lugar para completá-lo. Ele é feito pelo próprio aplicativo do banco e, na maioria das vezes, é super rápido.
Você precisará preencher seus dados pessoais, como nome, data de nascimento, ocupação, salário atual, telefone, email e etc.
A partir daí o processo é diferente em cada banco. Alguns pedem apenas algumas fotos da sua identidade ou outro documento com foto e às vezes de um comprovante de endereço também. Outros pedem que você tire na hora uma foto ou grave um vídeo do seu rosto. Em alguns é pedido ainda que você assine uma folha e fotografe-a. Independentemente do processo, você deve conseguir completá-lo em apenas alguns minutos.
Então, resta apenas aguardar a resposta do banco para saber se você foi aprovado ou não. A resposta é dada em poucos dias, e sua conta já estará disponível para uso.

Acesse nosso Simulador de Contas Digitais para saber qual é a melhor conta para você!


Os bancos digitais realmente não têm tarifas?




Nem sempre. Alguns realmente não cobram tarifa nenhuma, porém muitos bancos digitais cobram anuidade de cartão ou mensalidade para algum pacote de conta. Esse valor, entretanto, provavelmente será mais baixo que o valor cobrado por um banco tradicional.
É sempre importante olhar, na hora de escolher o melhor banco pra você, não apenas se ele possui ou não mensalidade, mas também o valor das tarifas avulsas. Explicando melhor: muitas contas digitais atraem um grande público por não cobrarem manutenção de conta e serem, teoricamente, grátis. Entretanto, é muito comum que sejam cobradas tarifas avulsas para cada transação que você fizer. Assim, se você costuma fazer 4 TEDs por mês, por exemplo, você já terá que pagar um valor talvez maior que em outro banco que não cobra por esse serviço.
Portanto, antes de abrir sua conta, analise não só a mensalidade que o banco cobra, mas também quanto ele cobra para TEDs, DOCs, transferências, saques, emissão de boletos, extratos etc.
Isso tudo é informado no site de cada instituição, mas ir de site em site conferindo para decidir qual é a melhor pra você pode ser um pouco trabalhoso. É por isso que criamos o nosso Simulador de contas digitais, no qual você preenche o número de transações de cada tipo que você faz por mês. Ele gera o valor que você pagaria em cada banco, te mostra o que ficaria mais barato e qual o banco ideal para você!

Confira nosso Simulador de Contas Digitais!


Posso abrir uma conta digital tendo menos de 18 anos?




Depende da instituição. Algumas permitem contas para menores de idade assistidos pelos pais ou representados pelos pais. E outras permitem apenas para maiores de idade.
O Banco Inter, por exemplo, é um que permite a abertura de conta para menores de idade.

Confira nosso Simulador de Contas Digitais para saber qual é a melhor opção para você!


Como funciona o cartão virtual?




Na maioria dos bancos digitais é oferecida a função cartão virtual logo no momento de abertura da conta. Ele serve para que você faça compras online, e é providenciado principalmente para que você as faça sem estar com seu cartão de plástico em mãos, já que você precisará apenas preencher os campos solicitados pelo site.

Confira nosso Simulador de Contas Digitais para saber qual é a melhor opção para você!


O que o Simulador de Contas Digitais me fornece?




Após responder as perguntas que são feitas, o simulador te fornece as contas que melhor podem te atender, listadas das mais baratas para as mais caras. Juntos às contas, vêm os serviços que elas oferecem e os que não oferecem. Além disso, existe a opção de visitar os sites dos bancos que fornecem as contas, caso você queira criar uma.

Se quiser abrir uma conta digital, não deixe de usar nosso Simulador de Contas Digitais para descobrir a melhor pra você!


Como depositar dinheiro em espécie em contas digitais?




Se a sua conta possui a função de emitir boletos, você consegue emitir um e quitá-lo em qualquer instituição financeira ou casa lotérica. Assim, o dinheiro cairá na sua conta mesmo que o banco não possua uma agência física.
É válido lembrar, porém, que a emissão de boletos não é gratuita nem ilimitada em todos os bancos digitais. Você deve conferir qual é essa taxa no momento de abertura de conta caso deseje usufruir dessa funcionalidade.

Confira nosso Simulador de Contas Digitais para saber qual é a melhor para você!


Como encerro minha conta digital?




Se você abriu a conta digitalmente, então tem o direito de encerrá-la digitalmente também, segundo a resolução CMN 4.480. Ou seja, você não precisará comparecer a nenhum lugar para completar o encerramento da sua conta. Você é capaz de fazer isso pelo aplicativo do seu banco ou pelos canais de atendimento.

Confira nosso Simulador de Contas Digitais para saber qual é a melhor para você!


Vale à pena trocar minha conta num banco tradicional por uma num banco digital?




Muitas vezes sim. Isso devido ao conforto e facilidade que as contas digitais oferecem. Contudo, se você prefere resolver problemas cara a cara com um atendente ou não sabe lidar muito bem com o meio digital, talvez não seja a melhor opção pra você. Mesmo assim, é importante saber que existem contas digitais que conseguem substituir muito bem as contas de bancos tradicionais, e possuir uma delas pode te ajudar a poupar tempo e dinheiro.

Confira nosso Simulador de Contas Digitais para saber qual é a melhor opção para você!


Os bancos digitais têm programas de pontuação ou cashback?




Cada banco tem seu próprio sistema de pontuação e recompensa. Aqui no blog temos resenhas de vários desses bancos, e nelas está especificado o que cada um oferece.
Além disso, mesmo que o banco não ofereça essas vantagens, a bandeira do cartão dele pode oferecer (por exemplo a Mastercard, que oferece o Mastercard surpreenda), portanto é bom conferir também.

Confira nosso Simulador de Contas Digitais para saber qual é a melhor opção para você!


Os bancos digitais têm agências?




Alguns bancos digitais possuem um modelo híbrido que conta com agências, como o Agibank. Em outros você pode até utilizar as instalações de um banco tradicional para fazer suas movimentações, como é o caso do banco Next com o Bradesco.
Entretanto, esse tipo de situação não é o mais comum. O que você vai encontrar na maioria dos bancos digitais vão ser modelos sem acesso a agências, nos quais tudo será resolvido online.

Confira nosso Simulador de Contas Digitais para saber qual é a melhor conta para você!


Como é feito o cálculo do custo total mensal do simulador de contas digitais?




Esse custo total mensal abrange, além da mensalidade, os valores cobrados avulsamente pelas TEDs e saques no banco, de acordo com o número de cada um desses serviços que você selecionou que deseja fazer. Assim, você não precisa fazer as contas de quanto pagaria por mês, somando a mensalidade do banco (se houver), o valor das TEDs e o dos saques (se esses forem cobrados). Nós fazemos esse cálculo por você! Como nosso simulador tem o objetivo de trazer praticidade e rapidez, ele não detalha cada uma das taxas de cada banco. Caso você queira saber quais são elas, confira nossos artigos sobre cada um!
Exemplo meramente ilustrativo:



O plano Next Na Faixa não cobra mensalidade. No entanto, como cada TED nele custa R$9,70, e na hora de simular selecionei que desejo fazer 2 TEDs mensais, esse valor se refere a elas (2 x 9,70 = 19,40).


Confira nossos posts sobre contas digitais!


Qual a melhor conta digital?




Não existe melhor conta digital, existe aquela que melhor te atende. É algo muito pessoal, e depende do seu perfil e daquilo que você procura e precisa. Por isso, temos o Simulador de Contas Digitais para te ajudar nessa tarefa! Nele, ao informar os serviços bancários que você utiliza, são sugeridas as melhores contas pra você!

Confira nosso Simulador de Contas Digitais.


Como faço saques em uma conta digital?




O saque de dinheiro nos bancos digitais é feito através de caixas eletrônicos, na maioria das vezes da rede Banco24Horas. Existem, porém, outras redes credenciadas a alguns desses bancos, como a Saque e Pague. Você consegue encontrar esses caixas em shoppings, supermercados, farmácias etc.
Ou seja, vale conferir onde é feito o saque no seu banco digital especificamente.

Confira nosso Simulador de Contas Digitais para saber qual é a melhor opção para você!


Contas Digitais são confiáveis?




Os grandes e renomados bancos digitais são regularizados pelo Banco Central e protegidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Isso quer dizer que caso algo aconteça com o banco em que você tem conta, por exemplo uma falência, você tem até R$250 mil reais garantidos pelo fundo. Esse mecanismo de segurança é o mesmo que atua sobre contas em bancos tradicionais, ou seja, é confiável.

Confira nosso Simulador de Contas Digitais.


Como funciona o cartão pré-pago que algumas contas digitais oferecem?




Alguns bancos digitais oferecem a opção de cartão pré pago, mas nem todo mundo sabe o que eles são. Os cartões pré pagos funcionam basicamente como um cartão de débito, pois você só pode gastar o valor que tem em conta, e não pode parcelar suas compras.
Entretanto, para atender o público que deseja fazer compras online, seja em aplicativos de compras, de entrega de comida, de transporte e etc, foi criado o cartão pré-pago. Grande parte dos sites não aceitam débito, mas o cartão pré-pago é sim aceito.
Ah, e na hora de selecionar qual a modalidade do seu cartão, seja numa compra presencial ou online, você deve selecionar crédito!

Confira nosso Simulador de Contas Digitais para saber qual é a melhor opção para você!


Meus dados estão seguros num banco digital?




Os bancos digitais seguem uma política de sigilo bancário, assim como os tradicionais, para que as informações não cheguem a terceiros. Além disso, justamente porque esses bancos funcionam pelo meio digital, eles tentam sempre inovar em tecnologia, de forma que seus dados fiquem protegidos.

Confira nosso Simulador de Contas Digitais.


Quais as vantagens de uma conta digital?




Se você sempre tem seu Smartphone em mãos e gosta de como ele pode facilitar sua vida, ter uma conta digital é uma ótima opção. Com uma das diversas contas digitais disponíveis, você pode, de maneira muito mais rápida e fácil:
Pagar uma conta;
Transferir dinheiro;
Checar seu saldo;
Fazer um investimento;
Pegar um empréstimo.
Ou seja, você pode resolver na palma da sua mão o que antes tomava tempo ao ter que visitar uma agência, usar caixas eletrônicos ou conversar com atendentes. Além disso, contas digitais costumam ter tarifas menores, o que também é muito bom.

Ficou interessado? Use nosso Simulador de Contas Digitais e descubra a melhor pra você!


O atendimento dos bancos digitais é bom?




Isso depende de cada banco. Existem bancos digitais com um atendimento ótimo e outros com um atendimento que deixa muito a desejar.

Confira nosso Simulador de Contas Digitais para saber qual é o banco ideal para você!


Alguns bancos já liberam a função crédito direto na criação da conta. Em outros essa liberação demora um tempo, e o banco só a faz depois de te conhecer melhor como cliente. Em alguns casos, inclusive, o cartão de crédito nem é liberado. Por isso, caso você crie sua conta digital apenas na intenção de obter o crédito, saiba que muitas vezes isso pode demorar mais do que você imagina, ou até mesmo nem chega a acontecer.

Confira nosso Simulador de Contas Digitais para saber qual é a melhor opção para você!


Os bancos digitais enviam a fatura do cartão por correio?




Não. A proposta deles é justamente tentar manter as coisas o mais digitais possível. Sendo assim, você pode ver a fatura do seu cartão de crédito pelo próprio aplicativo.

Confira nosso Simulador de Contas Digitais para saber qual é a melhor opção para você!


Existe conta digital para pessoa jurídica?




Muitos bancos digitais oferecem conta para pessoa jurídica e MEI. Se você quer saber qual o melhor para você, confira nosso Simulador de Contas Digitais.

Atualizado em: 16/12/2022

Este artigo foi útil?

Compartilhe seu feedback

Cancelar

Obrigado!